O furor pelos sumos verdes, especialmente pelos “cold pressed“, tem-se espalhado um pouco por todo o mundo ocidental. Ousamos imaginar que daqui a pouco tempo, não ter um extractor de sumos na cozinha será quase tão incomum como não ter um lava-louça.
Mas como preparar um sumo saudável e nutritivo? Quais são os benefícios dos sumos alcalinizantes? Que diferenças há entre um sumo e um batido?
Neste artigo encontrará as chaves para se tornar num super Chef de sumos verdes!
O QUE SÃO OS SUMOS COLD PRESSED?
Cold pressed significa pressão a frio, e é o sistema de extracção de sumo que mais respeita os vegetais. Com este método, o extrator de sumos separa o suco da fibra submetendo os vegetais e frutas a menor calor e oxidação, conservando melhor as suas propriedades, tanto nutricionais como organolépticas.
De todos os benefícios dos sumos alcalinizantes, o principal é que, ao contrário dos batidos, não contêm fibra pelo que passam rápidamente para a nossa corrente sanguínea sem necessidade de os digerir. E isso fornece-nos uma incrível dose de nutrientes que assimilamos de forma quase imediata. O que se traduz numa sensação de ENERGIA INSTANTÂNEA.
Além disso, ao contrário do café e outros “falsos estimulantes”, esta energia vai ser de qualidade, não excitante, duradoura, estável e com uma série de benefícios extra.
Benefícios dos sumos alcalinizantes:
- Ajudam a depurar o organismo
- Fornecem uma grande quantidade de clorofila
- Ajudam a melhorar a qualidade da nutrição celular
- Realçam a nossa beleza natural
- Potenciam o sistema imunitário
- São deliciosos, entre outras excelentes propriedades
COMO FAZER CORRECTAMENTE UM SUMO ALCALINIZANTE:
Os sumos alcalinizantes têm por base vegetais e/ou frutas alcalinizantes (toranja, lima, limão). Também podemos incluir alguma fruta acidificante (mais rica em frutose) mas sempre numa proporção menor, de cerca de 20% do total dos ingredientes que utilizamos para o sumo.
Para manter o máximo de propriedades nutricionais, o melhor método é o cold press. Existem vários extractores no mercado, cada vez mais evoluídos e eficientes, sendo este um bom exemplo.
Também existem alguns truques e conselhos interesantes para se obter um bom resultado e desfrutar dos benefícios dos sumos alcalinizantes:
- Vegetais base para o seu sumo
Os melhores vegetais que podemos utilizar como base principal do sumo são aqueles com alto conteúdo de água, como por exemplo o aipo ou o pepino.
- Se não for BIO, melhor sem pele!
Se os vegetais ou frutas que utilizarmos não forem biológicos, é preferível retirar a pele e as sementes, uma vez que a maior parte dos pesticidas e herbicidas concentram-se aí.
- O que fazer se o sabor for demasiado forte
Se o sabor do sumo for demasiado forte, pode-se juntar alguma fruta alcalinizante adicional, ou um bocado de maçã, que não é excessivamente acidificante. Outra opção é rever os ingredientes que foram utilizados e tentar perceber qual, ou quais são os ingredientes que desequilibraram o sabor do sumo. Há alguns vegetais ou frutas de sabor mais intenso que é melhor utilizar em pequena quantidade, como o alho, a cebola, os espargos, os brócolos, o gengibre, etc.
- Que fazer se após beber um sumo verde tiver desconforto estomacal ou intestinal
A algumas pessoas os sumos verdes produzem um leve desconforto estomacal ou intestinal, porque o seu sistema digestivo tornou-se “preguiçoso”. Ou seja, está acostumado a receber todos os alimentos cozinhados e pré-digeridos. Se este é o seu caso, poderá juntar água ao sumo, em cerca de 50%.
Se o desconforto se perpetuar, o recomendável é que se aconselhe com o seu médico ou especialista.
- Para além do doce… existe o salgado!
Apesar de a maioria das pessoas relacionar os sumos com sabores doces, o certo é que também podemos fazer deliciosos sumos salgados, juntando uma pitada de sal natural e umas gotas de azeite. Um bom exemplo seria um sumo de tomate com ervas aromáticas.
- Toppings que enriquecem o seu sumo
Dar um toque pessoal ao seu sumo é muito fácil, juntando pequenas quantidades de superalimentos em pó, raízes como o gengibre ou cúrcuma. Não só conseguirá um sabor especial, mas também enriquecerá o seu sumo convertendo-o numa bomba nutritiva para as suas células.
E o último conselho é, que faça combinações vegetais e sabores, porque não há nada como a experiência pessoal para adaptar e ajustar os sumos às suas preferências.
Feliz Sumo! ?