As folhas do Aipo têm um alto conteúdo de vitamina A (potente anti-oxidante), e os seus talos são uma excelente fonte de vitaminas B1, B2, B6 e C, além de serem ricos em potássio, ácido fólico, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio e aminoácidos.
Os nutrientes alcalinizantes da fibra, são libertados pela ajuda dos movimentos intestinais. O sódio orgânico e natural (sal) presente no Aipo, é seguro e essencial para o corpo, para a construção do composto alcalinizante bicarbonato de sódio.
Enquanto muitos alimentos perdem as suas propriedades ao serem cozinhados, a maioria dos compostos do Aipo (ex. Potássio, Sódio), suportam bem este processo.
Benefícios alcalinizantes para a saúde:
- O Aipo está sempre associado à diminuição da pressão arterial. Quando combinado com outros sumos alcalinizantes, proporciona una fórmula diferente que ajuda a fazer frente a outras condições acidificantes..
- Estudos recentes demonstram que o Aipo pode também ter uma acção eficaz no combate aos ácidos que causam cancro.
- Acidez: os minerais presentes no sumo de Aipo, equilibram eficazmente o nosso pH, neutralizando a acidez.
- Atletas: o sumo de aipo actua como um excelente tónico recuperador após o treino, repondo electrólitos e hidratando o corpo graças aos seus minerais ricos e alcalinizantes.
- Cancro: o aipo é conhecido por conter pelo menos oito famílias de compostos anti-cancerígenos ou anti-acidificantes. Entre outros, encontram-se as acetilénicas, que de acordo com o demonstrado, detêm o crescimento das células cancerígenas. O ácido carbólico (fenol) bloqueia a acção das prostaglandinas, que reforçam o crescimento das células cancerígenas. E os cumarinas ajudam a proteger as células dos ácidos metabólicos.
- Colesterol: foi já demonstrado que este modesto e pálido sumo, reduz de forma efectiva e considerável o colesterol total e o colesterol LDL (mau) diminuindo os ácidos metabólicos.
- Cancro de estômago e cólon: o fitoquímico cumarina previne a formação e desenvolvimento dos cancros do estômago e cólon.
- Obstipação: o efeito laxante natural do Aipo ajuda a aliviar a obstipação. Também relaxa os nervos que tenham sido saturados por laxantes artificiais.
- Refrescante: quando está muito calor, beba um copo de sumo de Aipo três vezes por dia, entre as refeições. Isto irá ajudar a normalizar a temperatura corporal reduzindo os ácidos metabólicos.
- Diurético: o potássio e o sódio do sumo de aipo, ajudam a regular os fluídos corporais e a estimular a produção de urina, ajudando assim a livrar-nos do excesso de fluídos acidificantes.
- Inflamação: o poliacetileno presente no Aipo, é um excelente alívio para todos os ácidos que causam inflamações de artrite reumatóide, osteo-artrite, gota, asma e bronquite.
- Função renal: o Aipo favorece um saudável funcionamento dos rins, ajudando a eliminar os ácidos tóxicos do corpo. Além de também prevenir a formação de pedras nos rins.
- Redução da pressão arterial: beber sumo de Aipo diariamente, durante uma semana, reduz consideravelmente a pressão arterial, uma vez que diminui os ácidos metabólicos. Um composto chamado phtalides que ajuda a relaxar os músculos à volta das artérias, dilatando os vasos sanguíneos e permitindo que o sangue circule com normalidade. Para que seja eficaz, beba sumo de Aipo durante uma semana, e faça uma pausa de três semanas, e depois repita o processo.
- Sistema nervoso: os minerais orgânicos e alcalinos do sumo de Aipo, têm um efeito calmante no sistema nervoso, sendo uma bebida indicada para pessoas que sofram de insónia.
- Perder peso: beba sumo de Aipo ao longo do dia, e vai-lhe ajudar a controlar a ansiedade por doces e outros petiscos.
- Pedras na bexiga: o efeito diurético do sumo de Aipo também ajuda a desfazer e eliminar a acidez urinária e as pedras da vesícula biliar.
Poderá esperar muitos outros efeitos benéficos do sumo de Aipo, pelo facto de consumir o seu sódio natural alcalinizante.
Fonte: Robert O. Young