Receita: Brócolos com Abacate

revoltillo-de-brocoli

Partilhamos esta fácil e deliciosa receita de salada de brócolos com abacate. É um prato rápido de confeccionar, muito saciante e também nutritivo pelas excelentes propriedades dos seus ingredientes. É uma receita altamente alcalinizante, e consequentemente é perfeita para a dieta alcalina. Todos os ingredientes são de cultivo biológico, uma característica cada vez mais indispensável para nutrir o nosso organismo, dado o empobrecimento da terra com o cultivo massivo e não biológico, sem mencionar a carga de produtos tóxicos que contêm os alimentos não biológicos.

Outra característica importante desta receita, é que tudo está cru, de modo que preservamos ainda mais os seus valores nutricionais contidos nas vitaminas, aminoácidos, enzimas, minerais, etc. É importante estar consciente que a partir dos 45º de temperatura, começam-se a destruir estes elementos que nutrem as nossas células. De modo que se comermos alimentos excessivamente cozinhados, parte das suas propriedades nutricionais foram perdidas. Quanto mais cozinharmos algo, mais acidificante se torna, pela perda de electrões, de vitalidade. Por exemplo, os espargos, que são altamente alcalinizantes, mas se os fritarmos com azeite, por muito bom que esteja, perde o seu poder alcalinizante no organismo. De modo que para obter o máximo benefício de uma dieta alcalina, é aconselhável cozinhar o menos possível. Vejamos então a receita:

Ingredientes:

  • 1 Brócolo
  • 100 g de amêndoa marcona
  • 2 Abacates
  • 1 Dente de alho
  • Azeite virgem extra
  • 1/2 limão exprimido
  • 2 ou 3 tomates
  • 2 ou 3 cebolas, incluindo os talos verdes
  • um punhado de folhas de manjericão fresco

Para preparar a receita primeiro é necessário desfazer os brócolos tal como se vê na foto. Podemos fazê-lo manualmente com uma faca, ou com um triturador. O ideal é não deixar os brócolos completamente moídos, para que quando o comamos ainda esteja quebradiço na boca.

O segundo passo é moer os 100 g de amêndoa marcona com um processador, até que fique com uma textura de “falso queijo”. Uma vez conseguido, mistura-se com os brócolos moídos até que fique bem repartido, e deixam-se ambos num recipiente à espera de se misturar com o molho do abacate.

A seguir, abrem-se e desfazem-se dois abacates, tira-se a pele e corta-se um dente de alho, espreme-se meio limão e colocamos estes três ingredientes num recipiente para bater. À medida que batemos vamos juntando um bocado de azeite e um pouco de sal marinho grosso (não refinado).

Tanto o abacate como o limão têm propriedades benéficas para a saúde, o que realmente faz deste prato o que Hipócrates disse há dois mil anos:“que os teus alimentos sejam os teus medicamentos e que os teus medicamentos sejam os teus alimentos”.

Uma vez feito o molho, o sabor do mesmo é um pouco forte, mas quando se junta com os brócolos, fica suave. O ideal é deixá-lo marinar umas 4 ou 5 horas antes de servir, de modo a que o limão suavize os brócolos para se obter um efeito “cozinhado”.

Uma vez finalizado o prato principal, preparamos o tomate, lavamos, cortamos e misturamos com a cebola picada, junto com as folhas de manjericão cortadas. Adicionamos azeite, sal e alguma especiaria a gosto, como por exemplo os oregãos.

E está pronto a servir.


Benefícios dos Brócolos

São-lhes atribuídos vários benefícios para a saúde, sobretudo na prevenção do cancro. Segundo Jason Manheim, no seu livro “Beber Verde”, os brócolos têm a seguintes nutrientes:

brocolos-dieta-alcalina

De acordo com Jason, os brócolos são bons para a diabetes, o Alzheimer, os cancros de estômago, de mama, de pulmão e do cólon, as afecções cardíacas e a artrite, entre outras. Os talos também são comestíveis, embora convenha retirar as partes mais duras. Boa fonte de vitaminas C, K y A, assim como de ácido fólico e fibra.