Um novo estudo publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”, assinala que o corpo vê as carnes vermelhas como um invasor externo que deve ser eliminado. Os autores da investigação, cientistas da Universidade da Califórnia, descobriram que o corpo humano vê as carnes vermelhas como um invasor externo, que espoleta uma reacção imunitária tóxica, que provoca cancro.
Durante décadas fez-se a ligação do consumo de carnes vermelhas ao desenvolvimento de cancro, havendo também várias investigações que indicavam que o consumo de grandes quantidades de carne de porco, vaca ou cordeiro, aumentava o risco de desenvolvimento de tumores malignos e mortais. No entanto, pela primeira vez, os cientistas acreditam ter encontrado a causa disto.
“Esta investigação poderá também explicar a potencial relação entre o consumo de carne vermelha e outras doenças agravadas por inflamação crónica, como arteroesclerose e diabetes tipo 2.
Apesar das carnes vermelhas serem uma fonte de proteínas, vitaminas e minerais, existem vários estudos que sugerem que o seu consumo excessivo pode ser mau para a saúde a longo prazo.
Um estudo publicado pela Universidade de Harvard, em Junho de 2014, indicou que uma dieta alta em carnes vermelhas, aumentava o risco de cancro da mama nas mulheres em 22%. Em 2005, outro estudo descubriu que as pessoas que comiam regularmente 160 gramas de carnes vermelhas, por dia, tinham um terço a mais de possibilidades de vir a ter cancro de intestino.
Fonte : Telegraph