6 conselhos para melhor medir o seu pH

Medir correctamente o nosso pH é imprescindível para obter resultados fiáveis, que nos ajudem a avaliar o nosso progresso em termos de saúde e a sua relação com a alcalinidade.

Por esta altura, já todos conhecem o importante papel que desempenha o equilíbrio do pH do nosso organismo e como a sua variação influencia a nossa saúde física, mental e emocional.

Por isso, é muito importante aprender a medir o nosso pH de modo adequado, uma vez que nos servirá de guia para avaliar as melhorias na nossa saúde, à medida que nos familiarizamos com a dieta e estilo de vida alcalino.

A ESCALA DO pH É LOGARÍTMICA!

Antes de passarmos a explicar como podemos medir o pH de forma adequada, é preciso clarificar que a escala do pH vai de 1 a 14, sendo o 7 neutro. Todo o que esteja acima deste, é considerado alcalino e todo o que esteja abaixo, ácido. O mais importante nesta escala, e que nos vai ajudar a entender a repercussão real de uma “pequena” variação do pH, é que esta é logarítmica.

escala-ph-500

Isto quer dizer que os valores são multiplicados por 10 em cada unidade. Ou seja, o valor do pH de 6 é 10 vezes mais ácido que um pH com um valor de 7, e um pH de 5 é 100 vezes mais ácido que um pH de 7. Do mesmo modo, o valor de pH de 8 é 10 vezes mais alcalino que um pH com um valor de 7, e um pH de 9 é 100 vezes mais alcalino que um pH de 7.

escala-logaritmica

Entendendo isto, é fácil perceber a diferença de passar de um pH 6 a 7. Um salto quântico para a nossa saúde!

TIRAS REACTIVAS, A FERRAMENTA MAIS PRÁTICA PARA MEDIR O SEU PH


alkaline-care-ph-stripsAs tiras de papel reactivo são a ferramenta mais utilizada para medir o nosso pH
, não só porque têm um preço acessível mas também porque são cómodas e práticas de utilizar em qualquer momento.

COMO FUNCIONAM?

Estas tiras estão impregnadas com diferentes substâncias que ajudam a medir a concentração de iões de hidrogénio de certas soluções líquidas ou fluídos. Por forma a realizar uma medição correcta, devem ser seguidos os seguintes passos:

  1. Colocar a tira de papel em contacto com o líquido que se quer medir, durante alguns segundos.
  2. De seguida, comparar a cor obtida com a escala de cores que acompanha as tiras de papel reactivas.

QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE A MEDIÇÃO DA SALIVA E DA URINA?

A medição na saliva indica, principalmente, o estado das nossas reservas de minerais, e na urina indica quão ácidos ou alcalinos estão os nossos fluídos internos.

Sendo que o resultado do pH da urina é mais fiável, uma vez que a saliva pode variar em função dos alimentos que ingerimos, do que bebemos, etc.

TRUQUES PARA UMA MEDIÇÃO DE PH MAIS PRECISA:

  1. Para medir a saliva, o ideal é fazê-lo de manhã, em jejum e depois, ao longo do dia, pelo menos una hora antes ou depois das refeições, uma vez que o resíduo dos alimentos que tivermos ingerido, pode alterar o resultado.lampada_verde
  2. Manter a tira de papel apenas uns segundos para que fique bem molhada de saliva. Deixar demasiado tempo irá fazer com que absorvamos o reactivo e, consequentemente, comprometamos a leitura.
  3. Frequência de uso: É recomendável realizar pelo menos duas vezes ao dia. A primeira vez, com a primeira urina da manhã, uma vez que durante a noite, o corpo retém fluídos durante muitas horas, além de que realiza as suas tarefas de limpeza, podendo resultar assim numa leitura de pH más ácida devido à concentração de toxinas. Passadas umas horas, podemos repetir a operação e assim comparar com o primeiro resultado.
  4. Também é recomendável que não impregnemos imediatamente a tira de papel reactivo com urina, mas sim deixar que a urina discorra durante dois ou três segundos.
  5. Tanto na medição salivar como na da urina, a forma correcta de a fazer é repetir a medição diária durante uma semana, registando os valores obtidos e fazendo a média por forma a melhor saber como estamos.

 OUTROS MÉTODOS PARA MEDIR O pH

Para além das tiras, também existem outros sistemas para poder medir o pH, e que podemos utilizar:

  • pH-metro o potenciómetro: é um equipamento mais sensível e complexo de utilizar do que as tiras reactivas. Poderemos dizer que a sua utilização é menos doméstica e mais “de laboratório. Permite medir qualquer líquido ou fluído. De uma forma geral, todos os pH-metros têm dois eléctrodos, um sensor de vidro e um tubo de referência. Ao submergi-los no líquido ou fluido a medir, o sensor mede a actividade dos iões de hidrogénio mediante a geração de uma pequena corrente eléctrica entre o sensor e o tubo de referência. O medidor de voltagem interpreta-o e converte num valor de pH, mostrando o resultado no visor digital.

phmetro

  • Gotas para medir o pH: trata-se de um líquido reactivo, que ao entrar em contacto com a água ou fluído a medir, muda de cor. O teste é muito simples, e o seu funcionamento é baseado numa reacção química, que consiste em juntar umas gotas do reactivo (na quantidade indicada pelo fabricante) a uma quantidade determinada de líquido a medir. O valor de pH lê-se comparando a cor resultante com uma escala de cores e valores que o fabricante fornece junto com as gotas.

medidor-de-ph-liquido

DESCARREGE GRATIS OS CARTÕES DE CONTROLO DE PH

Se tem interesse em realizar um controlo diário do seu pH, na urina e/ou saliva, pode descarregar grátis os cartões de controlo de pH, os quais permitem-lhe dar um seguimento de forma simples e fácil. Deste modo, poderá observar quais os dias da semana em que se encontra mais ácido, ajudando-o a entender os hábitos alimentares e de vida que estão por detrás de cada variação. Porque o primeiro passo para melhorar e equilibrar o pH é entender a origem do seu desequilíbrio.

cartoes-ph

download