As Sete frutas e vegetais mais alcalinas

As Sete frutas e vegetais mais alcalinos.

 ESPINAFRES

espinafresTodas as hortaliças e vegetais de rama verde deveriam ser consumidas em abundância, mas de todas elas, os espinafres são uma das melhores, pois são verdadeiramente energéticos, nutritivos e incrívelmente alcalinizantes e também ricos em clorofila.

Têm um elevado conteúdo em vitamina K, vitamina A, manganésio, ácido fólico, magnésio, ferro, vitamina C, vitamina B2, cálcio, potássio, vitamina E e fibra dietética. É por isso um alimento bastante completo.

COUVE RIZADA

couve_rizadaA couve rizada é amplamente reconhecida pelos benefícios contra o cancro, por baixar os níveis de colesterol, por ser rica em antioxidantes e um alto potencial desintoxicante. Se comer couve rizada duas a três vezes por semana, verá que os seus níveis de acidez dietética e metabólica descem.

Tal como os espinafres, o seu conteúdo em vitamina k, vitamina A e vitamina C, é considerável.

A razão pela qual é um potente anti-ácido, é porque contém pelo menos quatro componentes que ajudam a bloquear os ácidos: os chamados glucosinolatos. O corpo humano transforma os glucosinolatos em componentes alcalinizantes, bloqueando os ácidos e protegendo assim as células corporais dos ácidos metabólicos e dietéticos, que são a causa das doenças.

PEPINO

pepinoA maravilha do pepino é o seu conteúdo em água ser de 95%. Difícil de encontrar em qualquer outra fruta. É um alimento de consumo altamente hidratante, que também contém grandes quantidades de antioxidantes, incluindo as super importantes lignanas.

Os pepinos contêm uma quantidade adequada de lariciresinol, pinoresinol e secoisolariciresinol, três lignanas que têm sido amplamente estudadas e investigadas pela sua relação na redução da incidência de doenças cardiovasculares e vários tipos de cancros, incluindo cancro da mama, da bexiga, dos ovários e da próstata. O pepino é uma excelente base para quase todas as sopas alcalinas, batidos ou sumos, fornecendo uma base muito alcalina e nutritiva.

Os pepinos contêm grandes quantidades de vitamina K e vitamina C, e menos conteúdo em vitamina A e vitaminas do grupo B. Também contêm os seguintes minerais alcalinos: cálcio, fósforo, potássio, magnésio, selénio, cobre, manganésio, ferro e zinco.

BRÓCOLOS

brocolosOs brócolos são algo que realmente não se podem deixar de tomar. Se verdadeiramente quiser ter uma vida saudável, cheia de energia e vitalidade, simplesmente deve comer brócolos. Se não for diáriamente, pelo menos quatro vezes por semana. Já foi demonstrado mais do que uma vez que os brócolos são um poderoso inibidor dos ácidos que provocam os estados cancerosos.

Os brócolos apoiam o sistema digestivo, o sistema cardiovascular e os processos de desintoxicação no corpo, favorecendo assim o bom estado da pele, o metabolismo e o sistema imunitário, sendo também um excelente anti-inflamatório.

Preparado ao vapor, ou cru, é um alimento incrivelmente alcalino, alcalinizante, e altamente nutritivo. Pode ser misturado em saladas, sumos e batidos, cremes e sopas, cozido ao vapor junto com outras verduras, ou até assado.

ABACATE

abacateO abacate é muitas vezes mal visto por causa do seu alto teor em gordura (85% das suas calorias provêm da gordura), mas esta gordura é totalmente benéfica. Esta gordura boa, não provoca aumento de peso, pelo contrário. O seu elevado teor em ácido oleico (muito rico em gordura omega 9, sendo muito similar ao azeite de oliva) permite diminuir o nível de colesterol total e aumentar o nível de lipoproteínas de alta densidade (HDL), ao mesmo tempo que faz diminuir as lipoproteínas de baixa densidade (LDL).

Os ácidos gordos oleicos também travam o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e favorecem a produção de antioxidantes quelantes de ácido. Estes azeites omega benéficos, também ajudam a acelerar o metabolismo, pelo que na realidade ajudam mais a perder peso do que a engordar.

O abacate, também contém uma ampla gama de outros nutrientes que têm um poderoso efeito anti-inflamatório, favorecendo a saúde cardíaca e cardiovascular, ajudando a prevenir o cancro, e fazendo diminuir de forma natural os níveis de açúcar no sangue. Contém antioxidantes chave como os alpha-carotenos, beta-carotenos, luteína, selénio entre outros. É, por isso, um poderoso super-alimento nutriente alcalino. O anti-ácido mais poderoso é a luteína que já se demonstrou conseguir prevenir e reverter o cancro da próstata.

AIPO

aipoO aipo, tal como o pepino, é alcalino e o seu conteúdo em água também é muito elevado, pelo que é utilizado frequentemente como base para sumos e sopas. Um dos grandes benefícios do aipo é o seu grande teor de vitamina C, dos nutrientes menos conhecidos são as phthalides que se demonstrou diminuírem o colesterol e as cumarinas que têm a capacidade de inibir alguns processos cancerosos.

A maravilha dos alimentos ricos em vitamina C, é que ajudam com os problemas de saúde mais comuns e problemáticos, favorecem o sistema imunitário e ajudam nos processos inflamatórios como por exemplo, a artrite, a osteoporose, asma, etc. A vitamina C também favorece significativamente a saúde cardiovascular.

O Aipo contém abundante potássio e sódio, sendo por isso diurético. Em resumo, ajuda o corpo a eliminar o excesso de fluídos ácidos. Graças ao seu forte conteúdo em sódio, este vegetal ajuda a manter a natureza alcalina do corpo. Estes elevados níveis de sódio, também ajudam a transportar os iões de energia na forma de electrões, sendo fundamental para a produção de bicarbonato de sódio.

PIMENTÃO / PIMENTO / PIMENTA

pimento

O pimento é um antioxidante superpotente. Pode ser utilizado em practicamente todos tipos de pratos, cru, ao vapor ou ligeiramente assado. O pimento é altamente benéfico para a saúde graças ao seu conteúdo em carotenóides, já amplamente investigados. São cerca de trinta tipos distintos destes carotenóides, todos eles pertencentes à mesma família de nutrientes.
O único alimento semelhante é o tomate. Foi observado em diferentes investigações, que o risco de padecer de doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, degeneração macular, cancro, inflamação, diminui quando se consome pimento.
Junto com estes antioxidantes mais complexos ou menos conhecidos, o pimento é um dos alimentos que contém os antioxidantes mais comuns como: vitamina C, vitamina A e vitamina E. Os pimentos contêm o dobro da vitamina C presente nas laranjas e sem todo aquele açúcar acidificante. Estes são só alguns dos antioxidantes que contém o pimento: flavonóides, lúteolina, quercitina, hesperidina, carotenóides, alfa-carotenos, beta-carotenos, cryptoxantina, luteína, zeaxantina, ácido ferúlico, ácido hydroxycinámico e ácido cinámico.

pelo Dr. Robert O. Young

traduzido e adaptado por Alkaline Care