Dúvidas de um desportista

Nota: Partilhamos aqui umas questões colocadas por um desportista à nossa colega Gogo Bela MacQuillan, uma vez que poderão ser úteis para outros desportistas com as mesmas dúvidas.

Perguntas: 

Sendo certo que é necessário evitar ao máximo os açúcares, se por exemplo formos um ciclista profissional de elite, ou fizermos treinos longos e exigentes, que tipo de bebida podemos levar na garrafa?

Percebo que será bom levar os sais alcalinizantes, mas e a fonte de energia para os músculos? O glicogénio dos músculos e fígado gastam-se, sendo necessário repô-lo através de alimentos e bebidas. O que nos aconselha?

As barritas alkalinizantes além de proteínas também fornecem hidratos, talvez pelo facto de terem dendês que são uma fonte de frutose, que é uma forma de açúcar “lento” em comparação com a glicose e dextrose.

Por outro lado, no dia anterior a uma prova de fundo, é necessário carregar-nos de energia por forma a termos reservas para a competição, e talvez o alimentos mais energéticos sejam acidificantes. O que recomenda para estas ocasiões? Arroz Basmati? Sei que o abacate tem um pouco de tudo, mas será útil para o desporto de fundo, antes de uma prova?

Resposta: 

Existe a crença errada de que a principal fonte de energia do organismo deve vir do açúcar e seus derivado (hidratos de carbono de absorção rápida como o arroz, pasta, pão, etc.) e de que as células, músculos, etc., alimentam-se de glicose.

Na realidade, a verdadeira fonte de energia só pode vir dos alimentos vivos e crus, que se encontram presentes na natureza. Quando comemos uma quantidade suficiente de alimentos crus – uma vez que a cozedura destroi as vitaminas, enzimas, minerais e aminoácidos – os nutrientes e a força vital neles contidos, é recebida pelo organismo na forma de electrões, alimentando não só ao nível celular, mas também a nível atómico e molecular.

Os humanos têm uma genética muito similar à dos gorilas e chimpanzés, e é muito interessante observar como se alimentam no estado salvagem. Podemos dizer que cerca de 50% da sua alimentação é à base de folhas verdes, ricas em clorofila, vitaminas, enzimas, aminoácidos e minerais, além da valiosa fibra. Também comem fruta, sementes e, de vez em quando, um ou outro bichito. Quando pensamos em gorilas, a primeira coisa que nos vem à mente é a sua força.

Portanto, a conclusão lógica é que se de facto quisermos ter energia e resistência prolongada, pouco desgaste e rápida recuperação depois de um esforço físico prolongado, como no caso de competições desportivas, o que devemos fazer é tomar grandes quantidades de hortaliça verdes e frutas no seu estado puro. Para poder fazê-lo, não há nada melhor que tomar todos os dias, um a dois litros de batidos verdes feitos em casa, além da alimentação habitual. Em especial, beber um litro antes da prática do desporto, pelo menos meia hora antes.

Também é recomendável tomar pelo menos dois abacates por dia, frutos secos, dendês e frutas. É, obviamente imprescindível, juntar água alcalina, cerca de três litros diários, e não esquecer de tomar os 4 sais antes, durante e depois do desporto para repor minerais. Para além disto, se for possível, tomar pelo menos de 3 a 4 doses de concentrado de pó verde (superalimentos) de hortaliças e vegetais crus deshidratados a baixa temperatura.

As barritas energéticas crudiveganas, também são um bom complemento, mas não devem substituir o batido verde natural. Tanto o abacate como as hortaliças de folha verde, como os espinafres, acelgas, rúcula, canónigos, salsa, menta, germinado de erva de trigo, são alimentos altamente proteinizantes e geradores de glóbulos vermelhos e força muscular.

Obviamente que também se pode tomar arroz integral, quinoa, milho ou trigo sarraceno, mas o meu conselho seria tomá-lo sempre depois do desporto ou, se se tomar antes, que seja pelo menos uma hora antes do esforço e sempre combinado com alimentos cruss.

Um excelente livro, que pode ajudar muito, “A revolução verde” de Victoria Boutenko.

Quanto à pergunta sobre o que deveria levar na garrafa, eu aconselharia levar água alcalina e ionizada, juntar os 4 sais e clorofila líquida para oxigenar ao máximo os seus tecidos, aumentar o rendimento, resistência e haver menos desgaste. Também poderá tomar Maca em pó, uma raíz que aumenta a resistência muscular e tem um efeito ligeiramente vasodilatador. Pode tomar duas a três colheres de sopa, diariamente, dissolvidas em água, ou batidos verdes. Também pode incluir Moringa, uma planta muito alcalinizante e proteinizante.

Ao fazer tudo isto, irá ver resultados surpreendentes.