3O Fígado trabalha intensamente, todos os dias, para nos proteger dos efeitos adversos do ácido produzido pela actividade metabólica, sendo pois fácil que entre em sobrecarga e possa comprometer a nossa saúde.
A seguir, apresentamos 7 alimentos comuns, que podem ser incluídos diáriamente para ajudar a limpar o Fígado, de forma natural.
O Fígado é a principal via de expulsão dos resíduos tóxicos provenientes da acção metabólica, dieta e meio ambiente. Depura e limpa o corpo, filtrando as subtâncias nocivas do sangue, que vão entrando pelo tracto digestivo, pele e sistema respiratório. Mas quando o Fígado fica sobrecarregado, devido ao stress ou excesso de ácido, todo o sistema pode entrar em desequilíbrio e a saúde pode ficar comprometida.
Este orgão, também é responsável pela produção de bilis, necessária para a decomposição e eliminação dos ácidos derivados do metabolismo, dieta e estilo de vida. É extremamente importante que o Fígado se encontre devidamente alcalinizado. Sem um bom funcionamento do Fígado, o corpo não será capaz de se limpar ou depurar.
Aqui tem sete alimentos alcalinizantes que talvez queira incluir na sua dieta, por forma a manter o seu Fígado saudável:
1. Alho e Cebola
O alho contém numerosos componentes ricos em enxofre, que são responsáveis por limpar os ácidos do seu corpo. Este bolbo, parente da cebola, também contém alicina e selénio, dois potentes nutrientes que protegem o fígado dos danos provocados pelos resíduos ácidos, e ajudam no processo de limpeza.
2. Uva
A uva é rica em Vitamina C e antioxidantes, ambos muito potentes para limpar o fígado. Tal como o alho, a uva tem componentes que amortecem o excesso de toxicidade dos resíduos ácidos. Também contém flavonóides como naringenina, que encapsula os ácidos para os eliminar, em vez de os armazenar nos tecidos adiposos.
3. Germinado de cereal integral
Os germinados de cereal integral, como a erva de trigo ou de cevada, têm um alto teor de clorofila. Um aumento de clorofila, graças aos germinados, também ajuda a depurar o intestino delgado e o fígado, assim como ajuda a manter a natureza alcalina do corpo.
4. Vegetais de folha verde
Os vegetais com folhas verdes, como a rúcula, o dente de leão, espinafres, rebentos de folha de mostarda ou chicória, também contêm numerosos componentes que limpam e neutralizam os metais pesados, que devem ser eliminados pelo fígado. As folhas verdes também eliminam pesticidas e herbicidas do corpo, e estimulam a produção e circulação de bilis.
5. Abacate
Rico em componentes que produzem glutationa, os abacates promovem activamente um fígado saudável, protegendo-o contra o excesso de ácidos tóxicos e potenciando o seu poder purificador. Alguns estudos demonstraram que comer um ou dois abacates por semana, durante 30 dias, leva à recuperação de um fígado debilitado.
6. Nozes
As nozes, que contêm altos níveis de L-Arginina, aminoácidos, glutationa e ácidos gordos omega 3, também ajudam a limpar o fígado de substâncias tais como o amoníaco. Além disso, ajudam a oxigenar o sangue, e os extractos das suas cascas são utilizados em fórmulas para limpar o fígado.
7. Cúrcuma (gengibre amarelo)
A cúrcuma é um dos alimentos mais poderosos para manter o fígado saudável, tendo já sido provada a sua eficácia na protecção do fígado dos danos causados pelos tóxicos, permitindo a recuperação de células afectadas. Além disso, estimula a natural produção de bilis, reduz a dilatação dos ductos hepáticos e melhora as funções da vesícula biliar.
Fonte: Robert O. Young